Os movimentos sociais possuíram papel fundamental para o fim de regimes, e principalmente referente ao fim da ditadura. Movimentos sociais caracterizam-se por reunir parcelas significativas de população que se identificam por uma causa em comum, que deseja intervir de alguma maneira em determinada questão problemática.
Identidade Coletiva ↔Adversário ↔Projeto
Processo Histórico dos Movimentos Sociais
Movimentos sociais existiram ao longo do tempo, sempre caracterizados por reunir propósitos em comum. É o que se observa nos Quilombos durante a resistência dos negros no período histórico da escravidão, na Inconfidência Mineira, na Guerra de Canudos e na Ditadura.
O mais interessante, é ressaltar que durante o movimento dos quilombos, a resistência se estendeu até mesmo a compreender não negros na luta pelo fim da escravidão, o que reforça a força de movimentos sociais.
Direitos
Durante a ditadura, é claro que os movimentos sociais foram perseguidos, porém o fato da perseguição ocorrer não deixou de fortalecer os movimentos.
O papel de movimentos sociais foi decisivo para a queda do regime militar e tornou possível o direito a CONSTITUIÇÃO. Uma nova era, uma nova visão, onde respeitados, ou não, os direitos existem, e representa uma sociedade que atualmente tem uma noção de direito internalizada, natural, ou seja, há uma clara diferença de gerações, já que no passado o principal direito era de ficar calado.
Nenhum comentário :
Postar um comentário