Páginas

Aula 13/05 - Movimentos Sociais e Redemocratização no Brasil

Os movimentos sociais possuíram papel fundamental para o fim de regimes, e principalmente referente ao fim da ditadura. Movimentos sociais caracterizam-se por reunir parcelas significativas de população que se identificam por uma causa em comum, que deseja intervir de alguma maneira em determinada questão problemática.

Identidade Coletiva Adversário Projeto

Processo Histórico dos Movimentos Sociais

Movimentos sociais existiram ao longo do tempo, sempre caracterizados por reunir propósitos em comum. É o que se observa nos Quilombos durante a resistência dos negros no período histórico da escravidão, na Inconfidência Mineira, na Guerra de Canudos e na Ditadura.
O mais interessante, é ressaltar que durante o movimento dos quilombos, a resistência se estendeu até mesmo a compreender não negros na luta pelo fim da escravidão, o que reforça a força de movimentos sociais.

Direitos

Durante a ditadura, é claro que os movimentos sociais foram perseguidos, porém o fato da perseguição ocorrer não deixou de fortalecer os movimentos.
O papel de movimentos sociais foi decisivo para a queda do regime militar e tornou possível o direito a CONSTITUIÇÃO. Uma nova era, uma nova visão, onde respeitados, ou não, os direitos existem, e representa uma sociedade que atualmente tem uma noção de direito internalizada, natural, ou seja, há uma clara diferença de gerações, já que no passado o principal direito era de ficar calado.

Nenhum comentário :

Postar um comentário