Durante a última aula de SMD (dia 20/05) houve um episódio de greve de funcionários da Sptrans que tornou o número de alunos presentes bem menor, em razão da necessidade de retornar as suas casas mais cedo por conta do transporte. Este episódio tinha muito a ver com o tema da aula, e discutimos sobre o caso.
Referente ao episódio da greve, que segundo a mídia, não havia conhecimento do sindicato, observa-se uma crise na representatividade, ou seja, parte dos envolvidos nas negociações não estiveram de acordo com o que foi proposto, o que acarretou a paralisação, que de fato, parou a cidade envolvendo 11 terminais de ônibus fechados que provocaram a lotação de outras alternativas de transporte, como os metrôs e trens.
Novos Contornos de Movimentos
Vieram sendo discutidos durante as aulas, o significado e importância dos movimentos sociais, que geram mudanças, e trazem novas visões da sociedade. Atualmente, também existem movimentos sociais, com novas características, destacando-se a maneira em que os movimentos são espalhados: Internet, e redes sociais. Os movimentos atuais possuem caráter volátil, e até mesmo bem humorados, exemplo: Marchas.
Os Black Blocs, são um exemplo de movimento, que tem por característica, destruir símbolos do capitalismo, como grandes redes de supermercado, bancos, etc.
É importante ressaltar a representação da mídia referente aos movimentos sociais na atualidade. A mídia exerce um papel manipulador, voltado aos interesses do momento, ou seja, é uma fala que oscila de acordo com o que está em jogo, e proposto em um determinado período.
Nenhum comentário :
Postar um comentário